Soluções

Segmentos

Sobre Nós

Contato

Robô estilizado em ambiente futurista colorido, simbolizando tecnologias de inteligência artificial.

5 benefícios inesperados da personalização 3D que você não imaginou

Em suas aventuras pelo e-commerce, todo consumidor já se deparou com a possibilidade de escolher cores ou materiais de algum produto. Ao clicar em uma cor, a foto do produto atualiza e… exatamente a mesma foto aparece de novo, agora com uma “pintura” duvidosa da cor escolhida por cima de tudo, como se tivesse sido feita no Paint – isso se a foto sequer mudar. Caso contrário, fica por conta da imaginação do consumidor mesmo.

Um estudo da Deloitte de 2019 mostrou que 57,2% de millennials entrevistados em todo o mundo responderam “Com certeza!” para a pergunta “Você estaria disposto a pagar mais por um item de luxo que você mesmo personalizou?”.

Poderiamos listar uma série de vantagens e benefícios que um configurador 3D oferece, mas aqui vão 5 deles que poucos percebem e que são tão importantes quanto ou ainda mais valiosos que os demais:

1) Sentimento de Pertencimento e Autoria:
Ao personalizar um produto em uma experiência 3D imersiva, o consumidor não está apenas escolhendo cores ou tamanhos. Ele está co-criando. E essa co-criação transforma a relação dele com a marca. O consumidor deixa de ser um simples comprador para se tornar um parceiro de design, alguém que investe tempo e criatividade em um produto que, no fim das contas, é um reflexo de si mesmo.

É um sentimento de autoria e exclusividade que dificilmente seria alcançado de outra forma. Essa sensação de autoria gera um laço emocional que faz com que o cliente se sinta parte do processo de criação e parte da marca em si. O resultado é um cliente ainda mais leal à marca. E a ciência confirma essa teoria:

O “Efeito IKEA”, carinhosamente popularizado por um estudo de Norton, Mochon e Ariely (2012), é um fenômeno pelo qual as pessoas atribuem um valor maior a produtos que elas mesmas montam, mesmo que sejam de menor qualidade do que os produtos prontos. O estudo demonstrou que os consumidores estão dispostos a pagar mais por itens que ajudaram a construir do que por itens prontos equivalentes, indicando que esforço investido no processo de criação leva a um aumento no valor percebido do objeto, pois ele se torna uma extensão do próprio esforço e identidade do indivíduo. Participação ativa no design faz o consumidor associar sua própria identidade ao produto e à marca 2 ) Outro grande benefício que muitas vezes passa despercebido é o fato de que essa tecnologia pode ser uma poderosa fonte de dados e insights valiosos. Cada clique, cada escolha de acessório ou mudança de tamanho, cada opção visualizada – tudo isso pode ser consolidado em dados valiosos sobre as preferências do consumidor, mesmo que ele não tenha finalizado a compra.

Cada conjunto de dados, principalmente em larga escala, pode ser extrapolado para refinar estratégias de marketing e otimizar o processo de fabricação, priorizando os produtos, acessórios, cores e outras variáveis na geração de estoque, por exemplo.

É como se a empresa tivesse uma pesquisa de mercado embutida na sua plataforma de e-commerce. Cada interação do consumidor com o produto personalizável é essencial para entender melhor o que atrai o cliente, quais são as combinações mais populares e onde eles passam mais tempo durante a experiência de personalização.

Outro grande desdobramento deste benefício é que, já que o produto agora tem seu “gêmeo univitelino” no mundo digital, a necessidade de criar protótipos físicos e amostras diminui drasticamente. Isso não só economiza tempo e dinheiro, mas também reduz o desperdício de materiais, contribuindo para práticas mais sustentáveis. O configurador 3D gera dados detalhados valiosos para a estratégia de marketing e operacional da empresa 3) Outro benefício inesperado é a drástica redução nas devoluções. Quando o consumidor pode ver exatamente como ficará o produto final, ele tem uma melhor compreensão do que está comprando, o que reduz a possibilidade de decepções e devoluções.

Isso é particularmente importante em mercados como o de calçados, iates, relógios e joias de luxo, onde cada detalhe conta e o nível de expectativa é altíssimo. Empresas que utilizam configuradores 3D relatam uma queda significativa nas taxas de devolução, o que também contribui para uma melhor reputação e confiança na marca.

Muitas gigantes de suas indústrias já adotaram essa tecnologia e nunca olharam para trás. Por exemplo, a Mercedes oferece um configurador 3D para alguns de seus modelos. A Porsche conta com um configurador de relógios customizados. A L’Atelier Paris Haute Design traz um personalizador 3D para seus projetos de móveis e eletrodomésticos de luxo, e a Veldt Helmet oferece um configurador detalhado para que o consumidor motociclista personalize seu próprio capacete nos mínimos detalhes.

Todas elas reportaram uma queda vertiginosa na taxa de devoluções.

A Nike oferece a plataforma Nike By You, onde os clientes personalizam seus sapatos, escolhendo cores, materiais e outros detalhes. A empresa relatou uma redução significativa nas devoluções de produtos personalizados. Segundo relatórios da empresa, a taxa de devolução para produtos personalizados é 20% menor do que para produtos não personalizados, refletindo uma maior satisfação do cliente e uma precisão nas expectativas de compra.
A experiência de ver exatamente como ficará o produto em um modelo 3D realista reduz a probabilidade de devoluções e frustração com o produto
4) As aplicações de uma tecnologia de personalização 3D vão além da venda de produtos. Essa ferramenta versátil pode ser aplicada em diversos contextos além do comércio.

Imagine o seguinte cenário: uma marca de joias que já usa a plataforma de personalização 3D quer lançar uma nova linha de alianças para o Dia dos Namorados. A equipe de design já criou alguns conceitos e estilos, mas qual deles vai ter mais sucesso entre os consumidores? Basta colocar os novos designs na plataforma e abrir para o público. Em uma campanha de marketing, a marca incentiva seus seguidores a acessarem a plataforma, criarem seus designs personalizados e compartilharem suas criações nas redes sociais. Além de aumentar o engajamento e a visibilidade da marca, agora todos esses dados gerados pelos próprios seguidores podem ser analisados para definir quais os designs e modelos que terão mais sucesso na nova linha de produtos.

E o tal do e-learning? Na área médica, por exemplo, uma plataforma de e-learning pode permitir que estudantes de medicina personalizem modelos 3D de órgãos específicos para estudar variações anatômicas ou simular cirurgias, oferecendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e prático.
Uma das aplicações do configurador 3D é na área de e-learning, gerando modelos realistas com anotações, animações e alterações em tempo real, simulando cenários e diferentes possibilidades
5) O pilar de qualquer tecnologia de Realidade Aumentada (AR) é o modelo 3D. Sem ele, não existe AR. Integrar configuradores 3D com tecnologia de realidade aumentada pode proporcionar uma experiência de compra ainda mais imersiva. Os clientes podem ver como os produtos personalizados ficarão em seus ambientes reais, aumentando a confiança na compra e melhorando a experiência do usuário.

Por exemplo, uma empresa de móveis planejados pode recriar o ambiente 3D do cliente e permitir que ele adicione módulos e os tamanhos de cada peça direto no seu próprio ambiente usando AR. Isso seria um salto gigantesco na qualidade de atendimento e personalização de móveis planejados, pois o próprio cliente cria o design de forma simples e assistida.

Outra grande inovação é a integração com Inteligência Artificial. Imagine que você finalmente vai comprar aquele Iate de Luxo que sempre sonhou. Você encontrou um estaleiro que oferece uma plataforma de personalização 3D, onde você modela e personaliza seu iate direto do site, em um modelo 3D tão realista que você quase consegue sentir o cheiro do mar.

Mas um iate não é um produto simples. São várias opções em cada parte da embarcação e termos técnicos para todos os lados. Imagine se você tivesse um “personal designer” ao seu lado, te guiando pelo processo, tirando dúvidas na hora e recomendando combinações ou escolhas, de acordo com suas necessidades e gostos? Parece coisa de filme.
A poderosa combinação de um configurador 3D com a Inteligência Artificial transforma totalmente a experiência de compra e elimina qualquer barreira ou dificuldade que o consumidor possa ter no processo.

Conclusão
A personalização 3D vai muito além do que muitos imaginam. Ela transforma a experiência do cliente, oferece valiosos insights de mercado, reduz custos e devoluções, e proporciona uma vantagem competitiva única. Se você ainda não considerou esses benefícios, agora é a hora de explorar como a personalização 3D pode revolucionar o seu negócio.

Na PolyPixl, estamos prontos para ajudá-lo a transformar essa visão em realidade. Quer saber mais? Entre em contato conosco e vamos explorar juntos todas as possibilidades da personalização 3D. Qual desses benefícios da personalização 3D você acha mais interessante? Compartilhe suas opiniões nos comentários e vamos discutir como essa tecnologia pode impactar diferentes setores!

Compartilhe este post:

Veja também

WhatsApp

Preencha o formulário para obter uma demonstração gratuita